Com o desenvolvimento constante da tecnologia na atualidade, podemos notar o surgimento de diversos sistemas, aplicações e softwares cada vez mais robustos, a fim de qualificar e tornar as atividades empresariais cada vez mais inteligentes, estratégicas e automatizadas.
Em outras palavras, investir em novas modalidades, processos e tecnologias é o fator principal para gerar competitividade e garantir autoridade de marca em um nicho tão competitivo.
Logo, com o setor contábil, não é diferente. Podemos destacar algumas tendências com relação à tecnologia para essa área tão importante para as empresas.
Quer saber mais sobre o tema? Então, confira o nosso post até o final e veja 3 tendências tecnológicas para a contabilidade neste ano. Boa leitura!
1. Migração de Empresas Contábeis Convencionais para o método da Contabilidade Online
A primeira tendência tecnológica que podemos observar é a digitalização de seus processos para o meio online. E essa migração é completamente compreensível, uma vez que a contabilidade online é mais acessível e menos burocrática.
Além disso, a relação entre cliente e empresa se torna ainda mais estreita e parceira — sobretudo porque o meio online oferece canais comunicativos mais direcionados e totalmente focalizados na boa experiência e relacionamento.
2. Inteligência artificial nos processos contábeis
A inteligência artificial é uma tendência crescente na contabilidade, pois pode oferecer benefícios significativos, como:
2.1 Automatização de tarefas rotineiras: a IA pode automatizar tarefas contábeis como a classificação de transações, a conciliação bancária e a geração de relatórios, o que aumenta a eficiência e reduz erros.
2.2 Análise avançada de dados: a IA pode ajudar a identificar padrões e tendências nos dados fiscais, contábeis e financeiros, o que permite tomar decisões mais informadas e estratégicas.
2.3 Compliance: a IA pode ser usada para monitorar e garantir a conformidade com as regulamentações contábeis e fiscais, o que ajuda a evitar multas e outras sanções.
3. Investimento em Segurança e Proteção de Dados
Investir em segurança e proteção de dados ajuda as empresas a cumprir as regulamentações contábeis e fiscais, incluindo a proteção de dados pessoais, como o GDPR e o LGPD.
Além disso, temos a questão da cibersegurança. Investir em segurança e proteção de dados ajuda a proteger as informações financeiras e contábeis contra acesso não autorizado, violações de segurança e outras ameaças cibernéticas.
Investindo em segurança e proteção de dados, automaticamente tendemos a reduzir custos. Certificar-se da segurança de rede para impedir o vazamento de dados e informações sensíveis — como dados bancários — evita que a marca tome algum tipo de prejuízo financeiro.
Gostou das dicas? Conforme vimos, podemos perceber o quanto os processos digitais estão adentrando cada vez mais o mercado contábil. Portanto, entender essas tendências e implementá-las nas atividades contábeis, oferece um potencial competitivo ainda maior.
Agora que você já conhece as principais tendências da contabilidade para este ano, que tal conhecer nossos planos e serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos te ajudar com a contabilidade online. Caso tenha dúvidas, entre em contato e converse com um de nossos especialistas.